A importância de incluir o SUS no mercado diagnóstico de São Paulo
Sempre digo que discutir formas de promover maior inclusão do SUS no mercado diagnóstico de São Paulo é fundamental para atender à população carente e reduzir filas que há anos limitam o acesso a diagnósticos precoces. Atualmente, o desequilíbrio entre os sistemas público e privado é evidente, com clínicas particulares oferecendo tecnologia avançada, enquanto o SUS permanece com um financiamento muito aquém do necessário - apesar dos orçamentos milionários destinados a saúde, governo após governo.
Entretanto, se pensarmos de forma mais estratégica e começarmos a conectar aparelhos do Sistema Único de Saúde a clínicas médicas e de diagnósticos particulares, por exemplo, qualquer que seja a forma, talvez a gente possa começar a enxergar alguns benefícios claros: redução drástica das filas de espera para exames essenciais e diagnósticos iniciais (uma tentativa do Governador João Dória, no primeiro ano do seu mandato, foi o exemplo mais recente deste tipo de movimento); e acesso mais amplo a exames mais especializados, com tecnologia mais avançada, para a população carente.
Definitivamente, estas parcerias poderiam viabilizar o uso de equipamentos e tecnologias de ponta num sistema de saúde mais universal, atendendo um número muito maior de pacientes. Para que a inclusão do SUS no mercado diagnóstico seja efetiva, é necessário que o governo implemente políticas de incentivo e recursos suficientes. Uma solução viável é o aumento do número de clínicas conveniadas ao sistema público, permitindo que exames sejam realizados em clínicas particulares a preços subsidiados e com prazos menores.
Para isso acontecer, são grandes os desafios. Só pra começar, é necessário de uma vez por todas garantir uma gestão mais eficiente dos recursos públicos que financiem toda esta plataforma, para garantir a qualidade do atendimento. É fundamental também que hajam políticas claras de incentivos que promovam a cooperação com o setor privado, além de uma visão de longo prazo de treinamento e capacitação de equipes de saúde para otimizar o atendimento.
A integração do SUS ao mercado diagnóstico em São Paulo representa um avanço essencial para o sistema de saúde, assegurando que o diagnóstico precoce seja uma realidade acessível para toda a população.
(Daurio Speranzini Junior ; Daurio Speranzini Jr ; Daurio Speranzini ; Daurio Speranzini Junior CEO GE ; CEO Daurio Speranzini Junior ; CEO Daurio Speranzini Jr General Electric ; Executivo da GE Daurio Speranzini Jr)